5G: a tecnologia que vai mudar o mundo

 

5G: a tecnologia que vai mudar o mundo

O 5G, ou a quinta geração de telefonia móvel, é a nova tecnologia de transporte de dados em rede envolvendo dispositivos móveis. É o sucessor das gerações anteriores, 4G, 3G, 2G e 1G.

Enquanto a tecnologia 1G tinha velocidade de 2 Kbits e o 4G garantia de tráfego de 1 Gbits, o 5G terá velocidade para baixar informações de até 1 Gbits. Já em questão da latência (diferença na resposta na transmissão de dados), que era de 60-98 milissegundos no 4G, no 5G ela será reduzida para menos de 1 milissegundo.

Uma das marcas das novas tecnologias é a capacidade de permitir uma quantidade maior de dispositivos conectados, o que tem se tornado cada vez mais necessário diante dos avanços na Internet das Coisas (IoT) e comunicações cada vez mais convergentes entre os dispositivos tecnológicos.

Usabilidade da tecnologia

O 5G será capaz de suportar muitos tipos de aplicações, desde sistemas de pagamento a carros autônomos e outras soluções de IoT envolvendo sensores e monitoramento de fábricas e até mesmo utilitários.

Quando se trata da adoção de da quinta geração de telefonia móvel, em comparação com o restante da América Latina, o Brasil ainda enfrenta desafios estruturais que vão além do simples acesso ao mercado da tecnologia. No Brasil, 45 milhões de pessoas não possuem acesso à Internet.

Além disso, o hardware necessário para suportar a implementação da tecnologia 5G atualmente não é produzido no Brasil. Portanto, contamos com a China e os Estados Unidos para fornecer a tecnologia necessária porque são os dois países na vanguarda do desenvolvimento desses produtos.

As principais características do 5G são altas velocidades de navegação e baixa latência, que tem potencial para fornecer soluções inovadoras para empresas que buscam novas formas de operar e melhorar a produtividade. O 5G será utilizado nas mais diversas áreas. No entanto, isso ainda pode ser demorado para os consumidores.

Obtenção de informações: o impacto nas marcas e consumidores

O 5G terá menos impacto na vida das pessoas do que o 4G porque é uma tecnologia que ainda levará muito tempo para penetrar em todos os níveis da nossa realidade social. Com certeza vai mudar a vida das pessoas indiretamente. Do ponto de vista B2B, a quinta geração de telefones celulares abrirá muitas portas para o uso da internet das coisas e execução remota de serviços essenciais. Quando essa tecnologia se tornar mais acessível, as pessoas terão mais entretenimento, comodidade e melhor disponibilidade de serviços. Com o 5G, o vídeo em alta definição que assistimos hoje será 20 vezes mais rápido, por exemplo.

Nesse contexto, as marcas certamente serão beneficiadas. O 5G poderá gerar uma experiência nunca antes vista para os usuários, por exemplo, com a introdução de tecnologias como a internet holográfica e tátil, até então impensáveis ​​sem o 5G. A tecnologia aumentará o alcance das iniciativas de marketing digital em novas mídias, como displays de eletrodomésticos e até mesmo durante os videogames. Como a velocidade oferecida pelo 5G é muito maior, as marcas terão muito mais oportunidades de atingir o público de novas formas e em novos ambientes.

Marketing digital e publicidade

O 5G digitalizará o marketing e permitirá uma integração mais próxima entre os mundos offline e online. Além disso, permitirá que todas as tecnologias existentes se desenvolvam mais rapidamente. A indústria de jogos será uma das beneficiadas, pois a realidade virtual e aumentada atingirão níveis extremamente altos e abrirão novas fronteiras de publicidade no jogo. Outra área que vai ganhar força é o big data. Haverá mais dados, de maior qualidade, que podem fluir em quantidades e velocidades sem precedentes.

Além disso, a pandemia desempenhou um papel na aceleração das mudanças no mundo digital. Com o advento da quinta geração de telefones de telefonia móvel os dispositivos móveis receberão mais atenção, e a realidade aumentada e a realidade virtual desempenharão um papel crucial nos aspectos criativos da publicidade móvel e na experiência do consumidor. A publicidade ao ar livre será completamente diferente, mas explodirá à medida que o 5G for incorporado. No final das contas, o 5G é sobre conexões mais rápidas que tornarão os mecanismos de pesquisa e as redes sociais mais inteligentes.

5G e IoT (Internet das Coisas)

A tecnologia 5G se tornará uma parte importante da sociedade em rede. O 5G suportará um grande número de dispositivos conectados e melhorará a confiabilidade das comunicações para diversos aplicativos. O 5G fornecerá conectividade sem fio para inúmeras aplicações, como casas inteligentes, infraestrutura, segurança e controle de tráfego, entrega de mídia de alta velocidade etc.

Basicamente, a rede 5G trará as seguintes mudanças para os serviços de internet das coisas da próxima geração:

  • Esquemas de modulação avançados para acesso sem fio;
  • Gerenciamento automatizado do ciclo de vida dos aplicativos de rede;
  • Rede definida por software e virtualização de funções de rede;
  • Suporte para aplicativos de rede distribuídos otimizados para nuvem;
  • Recursos de divisão de rede.

Com a capacidade de uma rede 5G de lidar com mais dispositivos, os consumidores se beneficiarão de uma maior confiabilidade de seus dispositivos conectados.