Branding: o combustível que impulsiona seu negócio!

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O que é branding

De forma geral, branding (também conhecido por Gestão de Marcas) trata-se de um conjunto de ações que constroem, aos olhos do consumidor, a percepção da empresa em questão. É importante fortalecer essa identidade criada a partir dos elementos da marca, pois a reputação e o reconhecimento do negócio, bem como resultados positivos de melhoria devido a popularização dependem disso.

Se bem executado, o branding pode até, em longo prazo, reduzir gastos com publicidade. Esse processo segue algumas etapas, que você confere abaixo.

Branding é muito mais que sua marca na mente das pessoas, são pegadas que marcam a vida dos seus clientes. Você já percebeu que às vezes podemos ver um logotipo sem que esteja escrito o nome da empresa e mesmo assim reconhecê-la? Ou, de repente, ouvir um slogan na rádio e associar imediatamente a marca a que se refere? Esse reconhecimento é possível através de uma estratégia conhecida como branding, um amplo conceito que conta com diversos elementos para fixar uma marca no mercado e atrair clientes.

 

Primeiramente, a Marca

Para saber como funciona a estratégia de branding, é preciso antes entender o que é a marca em si. É definido como marca o conjunto de logo, slogan, atrações gráficas, visuais e sonoras que compõem a identidade de uma empresa. Ao estabelecer esses requisitos, a empresa estará pronta para adentrar o mercado de trabalho e batalhar um espaço ao sol, tornando-se competitiva conforme a marca se populariza.

 

Identificação e Detalhamento do Público-Alvo

Qual o perfil do consumidor do produto ou serviço oferecido? Quais outros perfis eu posso conquistar a partir de um bom investimento publicitário?
As respostas para essas e outras perguntas devem subsidiar a pesquisa que vai definir as características do público-alvo. Quando estabelecido quais consumidores a empresa busca, é possível desenvolver uma estratégia concisa e eficiente de captação de clientes. Para isso uma agência de publicidade pode ajudar.

 

Posição da Marca

O trabalho aqui é verificar os desejos e expectativas do cliente sobre os produtos e/ou serviços oferecidos. Assim, pode-se traçar uma “personalidade” para a marca, aproximando-se dos valores e elementos que o consumidor possui ou deseja possuir, o que provoca identificação e, logo, reconhecimento.

 

Construções Multissensoriais

Com o público e a imagem da marca já definidos, a próxima etapa é explorar diferenciais que possam atrair a atenção de consumidores. Vale apostar em todos os pontos de contato possíveis, ultrapassando o modelo clássico visual e audível. Aromas, texturas e até o paladar podem ser usados para destacar e servir como associação mental na hora de promover a marca.

É preciso transmitir de forma adequada o conceito por trás da marca e o branding oferece exatamente isso. Pode ser a estratégia que faltava para impulsionar seu negócio, então considere incorporá-lo à empresa para melhores resultados. Ele pode ser desenvolvido não somente em novos negócios a fim de promoção, mas também em empresas que precisam de melhorias de imagem e reputação que já estão no mercado.

Por fim, branding é mais do que sua marca na mente do consumidor; é a reputação e a qualidade do trabalho que você oferece, então é bom estar sempre antenado e seguro da ideia a transmitir.

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