desafios-da-publicidade

Todos sabemos que com novas mudanças surgem novos desafios, e foi exatamente o que aconteceu no século XXI. As mudanças que ocorreram nos últimos anos, são refletidas pelos desafios que enfrentamos, esses desafios muitas vezes são transformados em manifestações e movimentos, que dão origem ao que chamamos atualmente de sociedade contemporânea. Mas até onde essas mudanças afetam o meio publicitário? Como o ser humano se apresenta perante a sociedade?

Consumidor consciente e poderoso

O consumidor vem evoluindo também, em níveis distintos para os muitos mercados do mundo, tornando-se um ser sofisticado, mais sensível, mais seletivo e mais cético. Essa mudança tem origem na globalização que apresenta um crescimento de informações dentro da sociedade; a televisão, internet, a imprensa e todas as manifestações da indústria cultura vem se mostrando grandes ferramentas para a distribuição das informações.
Esse processo que conhecemos como a globalização gera uma nova era, conhecida como a era do consumidor consciente, que se pode notar ter vários estágios, de acordo com cada mercado nacional. Esse consumidor é mais esperto, ativo, inteligente e principalmente consciente. Tornando-se alguém criterioso e observador, atualmente, antes de fazer qualquer compra, o consumidor analise vários fatores, como o preço, aspecto, qualidade, fama, entre outros. Esse novo consumidor chega na sociedade como um ser poderoso, capaz de opinar e justificar suas escolhas.

Uma concorrência cada vez mais ativa

O nível de semelhança entre os produtos e serviços aumenta o ritmo acelerado da competitividade e da geração de conteúdo no meio de comunicação. Os recursos de tecnologias e produtividades, estão mais similares, tornando-se algo padrão em termos de qualidade, a única saída é o fortalecimento da identidade que sua marca deve apresentar, com uma boa comunicação. Esse é o grande desafio para os comunicadores, a diversidade e criatividade devem está disposta no trabalho daqueles que divulgam sua marca, para que o público alvo que você deseja atingir seja persuadido e convencido, pois o novo consumidor, precisar ser persuadido de forma direta e inesperada, colocando ele contra a parede.

Isso resulta em uma nova visão para o meio de agência de publicidade ou áreas responsáveis pelo marketing de indústrias. Hoje, além de ser criativo, o comunicado precisa ser persuasivo, dinâmico, inovador, moderno, estrategista e ousado; apresentando um profissional que sempre está em alerta para as novidades que o mundo apresenta e suas tendência, tendo trabalhos que podem ser baseados em coisas passadas, com inovação no futuro. O consumidor evoluiu, assim como o comunicador, formando uma sociedade criteriosa e exigente.

Precisando de uma ajuda profissional no seu marketing? Conte com a Inicial Comunicação.